terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Circuito Sesc 2013 - Nota de esclarecimento


Em meio à toda polemica causado sobre o novo Regulamento de Circuito Sesc de Corrida de Rua 2013, o Sesc Paraná esclarece os motivos dessas mudanças.

NOTA DE ESCLARECIMENTO - CIRCUITO SESC CAMINHADA E CORRIDA DE RUA

Em respeito às manifestações recebidas, segue nota  de esclarecimento sobre as alterações realizadas no evento corporativo “Circuito Sesc Caminhada e Corrida de Rua”: 
“O Sesc faz parte da história e da vida dos paranaenses desde 10 de janeiro de 1948 quando tudo começou no encontro da Rua Cruz Machado e a Rua do Rosário, no primeiro andar do antigo Edifício João 
Prosdócimo. Lá a Delegacia Estadual do Sesc no Paraná foi instalada em três salas, como fruto da iniciativa 
privada para promover o bem-estar social”.

Há 65 anos o Serviço Social do Comércio do Paraná tem a missão de “prover soluções para a qualidade de vida do comerciário e seus familiares por meio da educação, cultura, saúde e lazer”. Neste campo há 06 anos o Sesc realiza o Circuito Sesc Caminhada e Corrida de Rua com o propósito de promover a democratização da atividade física através da prática do pedestrianismo, oferecendo eventos acessíveis, com alta qualidade de organização, segurança e respeito à condição física dos participantes. 

Desde sua criação, em 2007, o Circuito Sesc vive um processo constante de evolução e inovação, a saber: diminuição das distâncias percorridas pelas crianças para respeitar seu desenvolvimento motor e fisiológico;  a alteração das idades mínimas de participação para o cumprimento do estabelecido pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt); a inclusão da distância de 05 quilômetros para possibilitar a participação de mais pessoas interessadas em praticar a corrida  de rua. Em 2013, mais um passo desse processo de inovação será dado.

O Brasil vive a década dos Megaeventos Esportivos e, por esse motivo, os olhos do mundo estarão voltados ao que será realizado e ao que ficará como legado para a população brasileira em mudanças estruturais e, principalmente, em mudança de comportamento. É a chance definitiva de fazer do Brasil um país de praticantes de atividade física e, por consequência, uma nação ativa e saudável. Com esse pensamento o Sesc Paraná fortalece o posicionamento de oportunizar a prática do pedestrianismo a todo e qualquer cidadão que se sinta atraído pela corrida de rua sem depositar nessa participação qualquer sentimento de cobrança por resultados que não sejam as vitórias nos próprios desafios. Vitórias da saúde diante das doenças, da superação perante as adversidades e, sobretudo, da vida ativa sobre o sedentarismo.

Nos seis anos de realização o Circuito Sesc Caminhada e Corrida de Rua recebeu de braços abertos mais de 20 mil participantes por ano e os vencedores das categorias foram merecidamente contemplados com a participação na etapa final, em Curitiba, uma grande confraternização dos apaixonados pelo esporte. Contudo ficou claro nos anos que se passaram que 80% dos integrantes deste seleto grupo se repetiram. Isso evidenciou que apenas os mais bem preparados puderam vivenciar a experiência gerada pela participação na etapa final do Circuito. Com base nesta reflexão estabeleceu-se o novo formato de definição do grupo que participará, como convidado, da etapa final do evento: o sorteio entre os concluintes das provas, além dos comerciários (público preferencial do Serviço Social do Comércio) mais bem colocados na classificação geral. 

Desta forma é dada a possibilidade de participação também a aqueles amantes da corrida de rua que não possuem desempenho tão expressivo quando comparados ao grande grupo, porém vencem diariamente seus limites para manterem-se ativos e saudáveis. Em 2010, foi inserida ao projeto a corrida de 05 quilômetros, o que possibilitou a participação de pessoas que gostariam de iniciar sua prática no pedestrianismo e que não se sentiam aptas a percorrer a distância de 10 quilômetros. Já na implantação optou-se pela classificação geral, apenas com premiação simbólica aos 05 primeiros colocados entre homens e mulheres. Este foi nosso principal laboratório para a mudança que se configura agora em 2013. O número de corredores de cinco quilômetros cresce de forma expressiva, mesmo sem o quesito competitividade, uma vez que nunca houve a divisão por faixa etária. O principal agente propulsor é a importância de estar e ser ativo. Oportunizar o acesso a eventos de qualidade para dar ainda mais motivos para a continuidade da prática de atividade física é o papel do Sesc no meio esportivo paranaense. Entende-se que a ausência de uma competição formal entre pessoas de um mesmo grupo etário não deve ser fator preponderante para o afastamento dos praticantes do pedestrianismo, mas sim, será um divisor positivo para a decisão de um sedentário em iniciar a prática de atividade física, uma vez que ele precisará vencer apenas suas limitações e isso dependerá tão somente de cada indivíduo.

Por fim, é sabido que todo processo de mudança provoca dúvidas, desconforto e, muitas vezes, insatisfação daqueles que de alguma forma são atingidos por esse processo, porém o Sesc Paraná, consciente de suas atribuições e objetivos, assumiu o alinhamento das ações promovidas através do Circuito Sesc Caminhada e Corrida de Rua com sua filosofia e missão. No sétimo ano do evento, o Sesc estará pronto a receber os comerciários, seus familiares e comunidade em geral com o profissionalismo e respeito como tem feito há 65 anos nas diversas ações educativas, culturais, sociais, recreativas, esportivas e de saúde realizadas em suas 36 unidades no estado do Paraná. 

Otton Bernardelli 
Gerente de Esportes e Lazer 
Sesc Paraná 

Marcus Vinicius de Mello 
Diretor da Divisão de Esportes e Lazer 
Sesc Paraná 

Francisco CT da Costa e Silva 
Diretor Regional, em exercício 
Sesc Paraná 
                                                           
Para mais informações consulte o regulamento do evento no site www.sescpr.com.br

Nenhum comentário: