segunda-feira, 29 de junho de 2009

Maratonas: Dourados-MS e Rio de Janeiro-RJ

Como não posso participar de maratonas (até segunda ordem), sempre fico torcendo em casa, e desesperado no "grande rede" em busca de informações sobre os meus amigos e/ou colegas que dedicam tempo para treinar e participar de uma competição com 42,195 mts. Segundo palavras dos maratonistas, até que correr não é tão ruim, "brabo" mesmo é treinar para uma prova desta dimensão. Além de vontade e liberação médica (é claro), o atleta está disposto a superar seus limites com uma carga semanal bem "interessante", isto vale tanto para o amador quanto para o profissional. Essa garra me faz admirar e respeitar esses "loucos guerreiros".

Este final de semana de semana foi muito especial para os nossos amigos, os irmãos Edmilson Rodrigues dos Santos e Ilda Alves dos Santos (foto acima), ambos maratonistas profissionais de primeira linha. Inclusive a Ilda havia sido convocada para representar a seleção brasileira no Mundial de Atletismo em Berlim no mês de agosto/2009. Infelizmente e por razões um tanto quanto óbvias, teve que abrir mão para "tentar" a sorte em mais uma competição que poderia lhe render um bom recurso financeiro, esse é o esporte olímpico em nosso querido Brasil. Não vou entrar no mérito da questão, pois cada um sabe onde o "sapato aperta". Mas vamos por partes:

Neste espírito guerreiro, o Edmilson, partiu de Maringá-Pr, com destino à Dourados-MS, para sagrar-se campeão da 23ª Maratona do Fogo, na manhã de ontem (28/06/2009) e acabar com o estigma de sempre ser vice-campeão. MEUS PARABÉNS, foi legal e empolgante saber da sua conquista (leva o troféu na pista pra gente apreciar). Segundo informações, a prova contou com a participação de atletas de oito estados do país e também com a presença do nosso amigo e medalhista de ouro no Pan (10.000 mts), Elenilson Silva, que infelizmente teve que abandonar a prova no km 35, devido a uma contusão. A largada aconteceu por volta das 7:45 h em Fátima do Sul-MS e terminou em Dourados-MS. O atleta Edmilson Rodrigues dos Santos fechou com o tempo de 2:26:49 h e no feminino, a grande vencedora foi a atleta Ilaine Wandscheer, de Itaqui-RS, com o tempo de 2:52:40 h. Pra não perder o costume, o nosso amigo José Alves de Moreira Filho "Zézinho", no auge dos seus 64 anos, fechou campeão a categoria M60 acima, esse é outro fera e diferenciado, pouquíssimos chegam ou chegarão neste idade com tanto vigor físico - NA FOTO AO LADO - EDMILSON FECHANDO CAMPEÃO - SENSAÇÃO DE DEVER CUMPRIDO.

No Rio, disputando a Maratona Caixa da Cidade do Rio de Janeiro, a atleta/mãe Ilda superou os obstáculos vividos no dia-a-dia e pela segunda vez neste ano, fechou vice-campeã (já havia alcançado tal façanha em Florianópolis no mês de abril/2009) com o tempo de 2:45:15 min, sendo superada pela campeã Marizete Rezende que fechou campeã com o tempo de 2:42:46 min. Esta prova contou com mais de 15 mil participantes, uma beleza de espetáculo. No masculino, o grande campeão foi o atleta Marcos Antonio Pereira com o tempo de 2:17:11 h superando o queniano Willy Kimutai nos metros finais, grande vitória do brasileiro. NA FOTO AO LADO (emprestada do site: www.flickr.com/photos/marcelocaseira, ops!) - ILDA EM AÇÃO.



À todos que participaram destas duas competições, independente do tempo ou colocação, recebam não só os meus CUMPRIMENTOS e PARABÉNS, mas o de todos os que gostam desta modalidade do atletismo.


Valeu galera, até mais.




4 comentários:

...tuttA... disse...

Parabéns ao Edmilson e a Ilda pelo título e vice respectivamente.
E foi muito bom saber que em Dourados há uma maratona.
Quem sabe nas próximas edições desta prova eu corra por lá.
Abraços a vc Emerson.
Vc vai correr a Meia das Cataratas em Foz no domingo, ou não?


---> tutta <---
ubiratã-pr.
www.correndocorridas.blogspot.com

Jorge disse...

---------\\\\|/---------
--------(@@)-------
-o--oO--(_)--Ooo-
Emerson parabéns pelo relato meu amigo...E faço votos que o médico te libere para correr, outra coisa que vc disse aqui, correr uma maratona é mole o que fica ruim são os treinos...

Um abraço,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.blogspot.com

minerim disse...

OLA MEU IRMAO SEU BLO E 10 ELE MANTEM UMA ALEGRIA ; PELO QUI TO VENU OCE CORRE FLUTUANO PARECI QUI OCE TA UZANO A MINHA RECEITINHA AQUELA TUDIN DI FUBA ; VALEU UM ABRACO MINERINDIMINAS;

geraldo mineirinho disse...

Hoje é dia do amigo, pelo pouco tempo que conheço eu o considero um grande amigo.Fique com Deus e um abraço.